quarta-feira, 27 de abril de 2011

INICIADOS SEIA FUTEBOL CLUBE


 


 

COMUNICADO


 


 

A Direção do Seia Futebol Clube vem por este meio justificar a não comparência da sua equipa no jogo n.º 115.03.45 da jornada 13 da 2ª Fase série A do Campeonato Distrital de juniores C da Associação de Futebol da Guarda, entre as equipas da A.D. São Romão e o Seia F.C., no Estádio Nossa Senhora da Conceição, em São Romão, através dos seguintes factos:


 

  1. No dia 19 de Dezembro de 2010, durante o jogo das equipas sénior do Seia F.C. e a A.D. São Romão, os adeptos afectos à equipa do São Romão, de forma organizada, através da sua claque autodenominada Indian Boys, vandalizaram o Estádio Municipal de Seia, os carros estacionados nas imediações, agrediram um treinador do Seia F.C., mantendo durante o decorrer e após o término do jogo, cânticos obscenos e palavras injuriosas dirigidas as pessoas de Seia.

    Estas situações repetiram-se ao longo da época, através de uma perseguição constante, mesmo em jogos que não envolviam a equipa de São Romão.

    Todas estas situações foram presenciadas pela Guarda Nacional Republicana.


     

  2. Durante os jogos de Futsal do Seia F.C., realizados no Pavilhão Municipal Padre Martinho, os mesmos indivíduos afectos à A.D. São Romão, deslocaram-se ao referido Pavilhão com o intuito único de ofender as pessoas de Seia, nomeadamente através de cânticos como: "Cães de Seia, puta que os pariu, puta que os pariu!"

    Ainda neste âmbito, cuspiram nos atletas e vandalizaram vários carros de jogadores e diretores do Seia F.C.


     

  3. No dia 20 de Março realizou-se o jogo entre as equipas seniores da A.D. São Romão e do Seia F.C., no Estádio Nossa Senhora da Conceição, em São Romão. Durante o decorrer do mesmo, num ambiente extremamente austero, os jogadores, diretores e simpatizantes do Seia F.C., foram enxovalhados, ameaçados, escarrados…

    Após o término do jogo, com enormes dificuldades, conseguiram os atletas e os dirigentes ter acesso aos balneários, sempre sob constantes ameaças, provocações e ofensas.


     


     


     

    Uma hora depois do término da partida, dezenas de adeptos afectos à A.D. São Romão, mantiveram-se no Estádio a fim de poderem agredir os atletas e diretores do Seia F.C. durante o percurso entre os balneários e o autocarro.

    Desta situação resultaram as agressões físicas aos jogadores, diretores e treinador do Seia F.C., tendo sido inclusive necessário tratamento hospitalar.

    Mais uma vez estas situações foram testemunhadas pela Guarda Nacional Republicana, que comprova a veracidade dos atos relatados.


     

  4. A Direção da A.D. São Romão, face aos factos expostos, nunca tomou qualquer iniciativa válida para evitar o sucedido e nunca se dignou efetuar qualquer pedido de desculpa.

    Como se não bastassem tais atos, numa clara demonstração racista, a exemplo do sucedido durante o jogo, declarou que um jogador "preto" do Seia tinha sido o responsável pelos tumultos verificados no final do jogo, mostrando uma faca ao público afecto ao São Romão.

    Este facto nunca aconteceu, nunca foi testemunhado por ninguém sendo uma ignomínia que revela o carácter racista de quem a produziu na ansia de se desresponsabilizar sobre a barbaridade dos atos cometidos.

    Tais declarações, se não fossem tão gravosas, seriam motivo de risadas hilariantes, tal é a dimensão da mentira.


     

  5. Para além dos factos relatados, existem também as constantes ameaças de morte nas redes sociais, as declarações feitas no sentido de realizarem festas de angariação de fundos para pagar as sucessivas multas, garantindo assim a continuidade da prática dos atos punidos, os recentes atos praticados em jogos de crianças Infantis e jovens Iniciados, no referido Estádio, como comprovam as multas aplicadas pelo conselho de disciplina da Associação de Futebol da Guarda.


 

Tendo em consideração a gravidade dos factos expostos, entendeu a Direção do Seia Futebol Clube não estarem reunidas as condições necessárias para a prática saudável da modalidade no referido Estádio.

Sujeitar os nossos jovens atletas a tudo isto seria um ato de tremenda irresponsabilidade.

A nossa contribuição para a formação dos nossos jovens atletas, não se confine apenas aos aspectos desportivos mas sim a uma abordagem mais ampla, no sentido de contribuir para a sua formação integral enquanto cidadãos para a nossa sociedade.


 


 

Focalizamo-nos na implementação de valores como o respeito, a igualdade, a solidariedade, a inclusão, o fair-play e a integridade. Não pactuamos com o racismo, a xenofobia ou a violência.

Comungamos a opinião dos que afirmam que fortes são aqueles que conseguem evitar o conflito e não aqueles que o vencem através da violência.

Esta tomada de posição manter-se-á até que o civismo impere, esperançados em voltar a ter novamente uma Associação de Futebol da Guarda tranquila, cooperante e coerente, da qual todos nos possamos orgulhar em pertencer.


 

ORGULHOSAMENTE SENENSE

A DIREÇÃO DO SEIA FUTEBOL CLUBE

 

1 comentário:

  1. Bonito comunicado! As vitimas são voces... Podiam ter trazido a policia de choque! São uns parvalhoes arrogantes. Nos jogos entre as camadas jovens aconteceu alguma coisa?! Longe desta gente fazer o quer que seja a miudos... Se houve algém que provocou toda esta revolta voces sao os responsaveis... Basta olhar em volta e ver que todos os clubes vos detestam.

    ResponderEliminar

Seguidores